Uma imagem com ideias dentro

Descrição

Esta atividade pretende pôr os alunos a pensar na forma como eles próprios (e os outros) se relacionam com os media, pedindo-lhes para que, em grupos, encenem e fotografem uma situação que se relacione com os media, que lhes seja familiar ou que os inquiete. Em conjunto, a turma deve depois refletir sobre as imagens produzidas e debater as questões acerca dos usos e práticas mediáticas representadas nas imagens, bem como debater o papel que a arte pode ter a expressão de sentimentos ou situações. As produções fotográficas criadas podem, depois, ser exibidas na biblioteca escolar, levando o debate acerca dos usos e práticas mediáticas para lá das paredes da sala de aula.

• Fotografia
  • Redes Sociais

PRODUÇÃO

• Criar e modificar produções fotográficas
  • Usar ferramentas de fotografia e edição de imagem

GESTÃO SOCIAL

• Criar colaborativamente

PERFORMATIVA

• Representar

IDEOLOGIA E ÉTICA

• Avaliar e refletir

NARRATIVA E ESTÉTICA

• Tomar decisões e aplicá-las

PREVENÇÃO DE RISCO

• Reconhecer e descrever situações
  • Tomar decisões e aplicá-las

Áreas de conhecimento
  • Idiomas estrangeiros
  • Língua
  • Ética e religião
  • Inglês
  • Espanhol
  • Português

60’ (Variable)
  • Máquina fotográfica, tablet or smartphone
  • Programas ou aplicações de edição de imagem

• Quais os media e os conteúdos mediáticos que preferem?
  • Quanto tempo passam ligados a um meio de comunicação por dia? Consideram que é muito, pouco ou o tempo adequado?
  • Quais as vantagens e desvantagens de passar muito tempo conectado?
  • Os media estão a diminuir o tempo que passamos a comunicar presencialmente uns com os outros?
  • Já se sentiram “fogados” na quantidade de informação a que hoje têm acesso?
  • As redes sociais podem distanciar as pessoas de formas institucionais de participação (votar, escrever no Livro de Reclamaões…)?
  • Como seria viver sem Internet?
Desenvolvimento

Na primeira aula, o professor deve começar por promover o debate sobre a presença dos media na vida dos alunos e da sociedade em geral, perguntando-lhes, por exemplo, o que mais gostam de fazer online, o que os pais pensam sobre o uso que eles fazem dos media, quais são as suas redes sociais preferidas, saber se eles apenas consomem ou também produzem conteúdos mediáticos. É importante que o professor promova a reflexão dos estudantes sobre as suas próprias experiências mediáticas e estimule o aparecimento de diferentes perspetivas sobre as questões que forem afloradas. Só depois deste debate inicial o professor deve explicar o exercício aos alunos. (15’).

Os alunos devem trabalhar em grupos de 4 ou 5 elementos. Cada grupo deve pensar sobre um assunto relacionado com os media que, de alguma forma, o preocupe. Pode ser uma questão que os elementos tenham experienciado, mas os alunos podem, também, colocar-se na pele de outra pessoa. Se necessário, o professor pode sugerir assuntos (Ver “Questões-chave”). Escolhido o tema, o grupo terá de pensar numa forma de representá-lo numa fotografia, onde os próprios elementos devem ser protagonistas (pelo menos um deles) e produtores O trabalho de representação e captação da imagem é uma tarefa que deve ser feita fora do tempo letivo. O professor deve dar aos grupos a possibilidade de editarem as fotos, sendo opção de cada um decidir se quer utilizar ferramentas de edição ou não. (45’).

Numa segunda aula, depois de tiradas e impressas as fotos, os alunos devem colocá-las na parede da sala e analisar o trabalho realizado. Cada imagem deve ser comentada primeiro pelos colegas e só depois pelos autores. A interpretação das imagens deve ter em consideração os aspetos técnicos (claridade/escuridão, plano aberto/fechado, branco e negro/cor, sensação de movimento…) (60 ’).

Na segunda aula dedicada à atividade, os estudantes devem avaliar o seu próprio trabalho e o dos colegas. Com base nos comentários e intervenções, o professor deve avaliar se os alunos são suficientemente críticos e conscientes das opções tomadas.

References for professors

Sara Pereira . Universidade do Minho (Portugal), sara.pereira@ics.uminho.pt